IPB adere a projecto que leva ensino superior politécnico para o estrangeiro e ajuda empresas na internacionalização

PUB.

Sex, 22/10/2021 - 09:18


Levar o ensino superior politécnico português para países como Cabo Verde, Brasil e Angola, é o objectivo do projecto “Portugal Polytechnics International Network” do politécnico do Porto e do qual o Instituto Politécnico de Bragança faz parte

Segundo José Carlos Quadrado, líder do projecto, os profissionais destas instituições de ensino superior vão ser levados a fazer formação nos quadros necessários, criando assim uma rede entre os países.

“Nós queremos é criar uma rede permanente com padrões de ligação, onde poderá haver um fluxo contínuo e não apenas visitas pontuais. Não só passamos a ter muito mais informação, como ao mesmo tempo identificamos oportunidades e os empresários das regiões dos nossos politécnicos poderem fazer um bom investimento em termos da sua expansão nesses países”, acrescentou José Carlos Quadrado.

O projecto foi apresentado, ontem, no IPB, no âmbito do I Encontro de Internacionalização de Empresas. A sessão procurou mostrar que os politécnicos podem ser uma mais-valia para a internacionalização das empresas. Em Bragança, já há empresários parceiros do IPB para levar a sua marca para o mercado externo.

“Não só nós e mas todos os politécnicos estamos muito internacionalizados, têm muitas relações, e nessas perspectivas podem ajudar também as empresas a internacionalizarem-se. Temos parcerias com algumas empresas de diversas áreas, do sector agro-alimentar, das energias renováveis, do sector industrial”, referiu o presidente desta instituição, Orlando Rodrigues.

A secretária de Estado do Ensino Superior de Cabo Verde esteve presente e lamentou a baixa percentagem de jovens que seguem o ensino superior no país. Por isso, Eurídice Monteiro realçou a importância desta cooperação internacional para a formação e investigação em Cabo Verde, mas também em Portugal.

“Nós continuamos apostar na formação superior tanto em Cabo Verde como fora do país, por isso é que nós estamos a falar muito na internacionalização. Nós não estamos a fechar os quadros cabo-verdianos para terem formação apenas numa única universidade estrangeiros, ou numa nacional. Queremos que haja circulação de quadros”, salientou.

A quantidade de alunos a frequentar o ensino superior é a mais alta dos últimos tempos. À margem da sessão, o secretário de Estado do Ensino Superior, Sobrinho Teixeira, avançou que 45% das pessoas entre os 30 e 34 anos têm formação superior, ultrapassando a meta da União Europeia.

“Nós tínhamos uma obrigação com a União Europeia de chegar a 2020/2021 com 40% da nossa força de trabalho jovem, ou seja, a população entre 30 e 34 anos, com formação superior. Pois em vez de 40%, estamos com 45,5% e isto é uma demonstração de que os nossos jovens cada vez mais acreditam no ensino superior e a nossa meta é chegar antes de 2030 com seis em cada dez jovens com 20 anos no ensino superior e é para isso que vamos continuar a trabalhar”, referiu Sobrinho Teixeira.

O I Encontro de Internacionalização de Empresas vai continuar a decorrer ao longo do dia de hoje no Instituto Politécnico de Bragança.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais