Infiltrações sanadas na Praça Camões

PUB.

Qui, 31/07/2008 - 08:13


Estão concluídas as obras na Praça Camões, em Bragança que visavam resolver problemas de infiltrações de água no parque de estacionamento subterrâneo. Desde que o equipamento foi concluído, eram visíveis no parque os estragos causados pela falta de impermeabilização da fonte luminosa colocada no exterior. Agora, os problemas parecem estar resolvidos.  

O presidente da câmara de Bragança explica que a intervenção consistiu “no levantamento total do pavimento de superfície para remover a tela de impermeabilização que apresentava deficiências, de modo a poder refazer todo o processo de estanquicidade e a consequente reposição da infra-estrutura de superfície”.

O projecto da Praça Camões foi executado no âmbito do Programa Polis e esta situação levou a autarquia a recusar-se a recepcionar a obra, desde 2004.

 

A empresa que construiu o equipamento teve de suportar as despesas de reparação. “Foram feitas várias peritagens que apontaram que a responsabilidade era do consórcio construtor e acabou por fazer o que lhe competia que era assumir a despesa da reparação” refere Jorge Nunes. “Na altura em que foram feitas as peritagens havia uma estimativa na ordem dos 400 mil euros” revela o autarca, acrescentando que “é uma despesa significativa mas da responsabilidade exclusiva do consórcio construtor”.

Com a reparação, a obra já poderá ser recepcionada.

 

Ainda assim tem uma garantia de 5 anos. “Será uma recepção provisória que tem uma garantia de 5 anos, como todas as obras” afirma o edil. No entanto, “o sistema de impermeabilização obriga a empresa a apresentar uma garantia adicional de 10 anos”. Jorge Nunes espera que desta vez “esteja tudo bem feito e que não volte a acontecer o que aconteceu”.

 

Quatro anos depois de concluída, a Praça Camões parece estar agora pronta a funcionar.