PUB.

Incubadora de Vimioso lança desafio para encontrar estratégias de combate ao despovoamento

PUB.

Qui, 22/07/2021 - 08:53


A Incubadora para Inovação do Interior e Negócios Transfronteiriços de Vimioso está a desafiar cidadãos, empresários, associações, autarquias e universidades a contribuírem para a elaboração de uma estratégia de combate ao despovoamento

O autarca de Vimioso, Jorge Fidalgo, explica que o propósito é obter contributos e ideias práticas que possam ser aplicadas com eficácia para contrariar a tendência de abandono e de perda de população no concelho e região. “O objectivo é, se quisermos, espicaçar universidades, institutos politécnicos, instituições de ensino superior, empresas, pessoas particulares para eles próprios nos poderem dar algum contributo para além de todos aqueles que já fomos recebendo e trabalhando de que forma é que se pode desenvolver uma ideia em Vimioso e de que forma é que se podem fixar em territórios do interior, neste caso em particular, porque é o nosso território, no nosso concelho de Vimioso. A ideia é lançar o debate e acreditamos que o combate ao despovoamento se faz pela introdução do conhecimento e da inovação para desenvolver projectos mais inovadores e que possam ter sustentabilidade no território”.

Os contributos vão analisados, adaptados e compilados, dando lugar a uma estratégia de desenvolvimento, construída a partir do “país real”.

Com pouco mais de um ano e meio de vida a Incubadora de Negócios, através da medida StartUp Voucher, já apoiou o desenvolvimento de 10 ideias de jovens para futura implementação de negócios, em que se destacam as áreas do turismo e cultura. “Temos alguns das confecções das máscaras de teatro e comédia. Estamos a falar das residências artísticas, da equitação para que se possam fazer percursos a cavalo ao longo do nosso território e nós hoje temos mais de meia dúzia de percursos pedestres devidamente homologados e sinalizados que estão a ter cada vez mais procura. Estamos a lançar e a promover o projecto de “lançar a manta”, ou seja, todas estas iniciativas o que nós pretendemos é atrair gente ao território mas, fundamentalmente, possam desenvolver aqui as suas ideias e as suas empresas”.

A incubadora vai ainda lançar um E-book, em português, espanhol e inglês, que vai servir de instrumento para tentar promover a captação de investimento estrangeiro, ao mostrar todo o potencial do concelho de Vimioso. “Quase que um roteiro, uma descrição daquilo onde se pode investir e desenvolver em Vimioso e o que é que o concelho oferece. Esta iniciativa da Incubadora dirige tanto a locais e nacionais, mas também a estrangeiros e aos negócios transfronteiriços. A nossa Incubadora tem uma certificação StartUp que permite a estrangeiros poderem vir a fixar-se em Vimioso e desenvolver aqui o seu negócio porque têm a faculdade de ter vistos de residência até 5 elementos por iniciativa”.

A Incubadora, criada pelo município de Vimioso, tem recebido pedidos de informação de alguns investidores interessados, mas a pandemia tem impedido a mobilidade e eventual concretização dessas ideias de negócio.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro