Seg, 24/11/2008 - 08:58
Quando os bombeiros da corporação de Izeda chegaram “o incêndio já tinha tomado grandes proporções pois estava a arder com bastante intensidade” conta Óscar Esménio, adjunto de comando dos bombeiros de Izeda. Além disso, depararam-se “com enormes dificuldades para aceder à habitação em chamas por causa das ruas estreitas e de um amontoado de lenha que ali havia”.
Cerca de uma hora depois de terem chegado ao local, os bombeiros conseguiram extinguir o incêndio que destruiu completamente a cozinha e um quarto no rés-do-chão da casa. No primeiro andar, dois quartos também foram seriamente afectados pelas chamas, embora com menos gravidade.
Ao que conseguimos apurar o incêndio terá sido causado por uma explosão no recuperador da lareira que tinha acabado de ser acendida.
No interior da habitação encontravam-se duas mulheres, mãe e filha, que tinham chegado do Porto na noite anterior para passar o fim-de-semana naquela aldeia. Saíram para a rua com a ajuda dos vizinhos, pois uma delas, com 92 anos, apresentava algumas dificuldades de locomoção. As duas foram alojadas em casa de familiares, naquela aldeia, antes do regresso ao litoral.