Inaugurado museu de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros

PUB.

Seg, 18/05/2009 - 17:36


O ministro da cultura que esteve no distrito esta segunda-feira para inaugurar o Museu de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros, precisamente no Dia Internacional dos Museus. Com um custo de cerca de um milhão de euros, o Museu foi financiado na totalidade pela autarquia, sem apoios externos ou estatais.  

O presidente da Câmara, Beraldino Pinto, assume que o investimento na cultura não é desperdício de tempo nem de recursos, e fala do funcionamento do espaço que se pretende interactivo.

 

“As populações dos locais de onde as peças são originárias têm programas de visitação. Mas os turistas vão poder usufruir também de uma mostra deste património. Estas peças irão depois para os seus locais de origem. Aqui faz-se a sala de visita desses locais onde as peças estavam antes”, explicou.

 

O ministro da Cultura salienta a importância do património por ser a identidade e a memória de um povo, e por isso, deixa o desafio.

 

“Agora é preciso que as populações invadam isto e venham aqui para se requalificarem. Este é o grande desafio a quem dirige este museu, feito pelo poder autárquico”, comentou o ministro da Cultura.

 

O Museu de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros está situado na Casa Falcão, um edifício brasonado no centro da cidade.

O património exposto, em regime de rotatividade, provém das igrejas e capelas do concelho.

A organização da exposição está a cargo da Associação Terras Quentes.

 

 Escrito por CIR