PUB.

III Encontro de Rituais Ancestrais leva 50 grupos de mascarados a Bemposta

PUB.

Ter, 14/02/2023 - 09:17


Mais de 50 grupos portugueses, espanhóis e um italiano marcaram presença no III Encontro de Rituais Ancestrais, que aconteceu na aldeia de Bemposta, em Mogadouro

As ruas da aldeia encheram-se de visitantes, que ficaram bastante agradados. “É a primeira vez e gostámos muitíssimo”, disse um visitante espanhol.

Uma festa que superou as expectativas da organização, em termos de visitantes, como refere Miguel Fernandes, da associação local Maschocalheiro. “Estávamos à espera de muita gente mas, o público em geral, veio mais gente do que aquilo que esperávamos”.

E um dos objetivos futuros é criar um Centro Interpretativo da Máscara, naquela aldeia, que também mantém a tradição do Chocalheiro de Bemposta.

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Duero-Douro foi parceiro na organização. O diretor, José Luis Pascual, considera ser um evento importante para preservar as tradições que o interior conserva, dos dois lados da fronteira. “O Interior de Espanha e de Portugal mostram que têm muita história e muito que contar”.

O município de Mogadouro também apoiou o encontro.

O presidente da câmara, António Pimentel, acredita que o evento tem potencial para se tornar num dos maiores encontros de rituais ancestrais do país. “Este tipo de encontros é aquilo que podemos dizer que só em Bemposta podia ser realizado. Sendo uma aldeia ribeirinha, tem uma relação extraordinária com Espanha, que muito nos orgulha. Estou certo que vai continuar e aumentar”.

O certame contou ainda com um mercado de produtos gastronómicos e artesanais, de Portugal e Espanha.

Escrito por Onda Livre (CIR)