III ciclo de conferências para homenagear Adriano Moreira

PUB.

Seg, 13/11/2023 - 08:55


A Biblioteca Municipal de Bragança recebeu, na sexta-feira, o III Ciclo de Conferências de homenagem a Adriano Moreira

Maria Salomé Pais, secretária geral da classe de ciências da Academia de Ciências de Lisboa, que privou, durante 12 anos, com o macendense, foi a oradora desta conferência sobre valores e futuro e destaca uma vida extraordinária e preenchida de um rigor científico, ético e profissional. “Penso que é um exemplo de vida que vale a pena ser conhecido e seguir. Em todas as alturas há conhecimento que nos transmitiu, um pensamento extraordinário em todas as áreas. Era um visionário. Faz muita falta o pensamento dele e todos lucramos com o conhecimento dos exemplos de vida, de ética, de procura e conquista de conhecimento e da sua transmissão”.

O presidente da câmara de Bragança, Hernâni Dias, salientou que estas conferências permitem aprofundar o conhecimento sobre Adriano Moreira, que morreu, com 100 anos, em Outubro do ano passado. “É um bom exemplo de discussão e de debate. Permite aprofundar o conhecimento sobre Adriano Moreira, que deixou um legado importantíssimo para o país e é sempre importante relembra-lo”.

O autarca avançou ainda que se vão fazer mais conferencias. “Vão acontecer mais conferências, com outros oradores, que virão noutros momentos. O ciclo estende-se até 2024. Ao longo deste período teremos aqui mais oradores e a seguir vamos compilar toda esta informação, no sentido de, depois, fazer uma publicação”.

Adriano Moreira nasceu em Grijó, no concelho de Macedo de Cavaleiros. Foi ministro do Ultramar, no Governo de Salazar. Licenciou-se em Ciências Histórico-Jurídicas pela Faculdade de Direito de Lisboa. Foi ainda professor universitário, presidente do CDS e deputado na Assembleia da República, da qual chegou a ser vice-presidente, na década de 90.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves