Idoso de 75 anos assaltado em Macedo de Cavaleiros

PUB.

Qui, 21/02/2008 - 10:39


É mais um caso de burla na região. Um idoso de 75 anos foi assaltado ontem de manhã, em Macedo de Cavaleiros, bem no centro da cidade, levaram-lhe 10 mil euros. Ao que parece o idoso, natural de Gradíssimo e agricultor de profissão, tinha sido confrontado na véspera por dois indivíduos, num café de Macedo, para vender azeite.

Marcaram encontro para ontem de manhã, em frente aos correios, para irem à cooperativa fazer a compra. No entanto, “conversa-puxa-conversa” começaram a deslocar-se em sentido contrário, em direcção à piscina municipal. Henrique Monteiro, o idoso, só se lembra de lhe terem passado um pano branco pelo nariz e a partir daí fez tudo o que lhe mandaram. “Encravaram-me de uma maneira, que eu não sei mais o que fiz, fui à caixa, levantei os 10 mil euros, dei-lhos, eles mandaram-me buscar uma folha de 35 linhas, vim e nunca mais os vi”, explica a vítima do assalto.Ao que parece os dois presumíveis assaltantes tinham entre 60 a 70 anos, mas não são conhecidos na região. No entanto, Henrique Monteiro garante que se os vir, os reconhece. Um era baixo e gordo e o outro era mais alto e magro.

Disseram-lhe que levantasse o dinheiro, que era para levarem à filha do idoso que vive em Santa Maria da Feira. Depois pediram-lhe que fosse buscar uma folha de 35 linhas para assinarem uma espécie de contrato, em como era verdade. Só que quando o idoso foi ao local combinado os homens já não estavam e foi aqui que se apercebeu de que tinha sido burlado. “ Quando venho com a folha e não os vejo disse, “Ai! Que me passaram a burla!”, afirma Henrique Monteiro.

O caso foi apresentado à GNR de Macedo de Cavaleiros e segue agora os trâmites legais.