Ter, 25/01/2011 - 10:55
Nesta altura, as várias casas espalhadas pela área do Parque estão ao abandono e em evidentes condições de degradação.
Mas Tito Rosa, presidente do ICNB, diz que não é fácil encontrar uma solução rápida para um problema que se estende a todas as áreas protegidas.
“Ao tempo em que foram criadas e foram atribuídas ao Instituto a sua gestão… Agora estamos a regularizar a situação, porque não se sabia a quem pertenciam nem a quem deixavam de pertencer, para que essas casas possam ser exploradas, não pelo ICNB mas por outras entidades.”
Tito Rosa admite que o futuro dessas casas possa passar pela exploração de privados.
“Por melhor capacidade que tivesse não tem agilidade suficiente para gerir uma casa da Natureza. Tem de ir buscar o que de melhor outras entidades ou privados possam ter. Mas temos de as entregar em boas condições. Por isso, temos de as regularizar. Só depois abrimos concursos para a concessão de exploração dessas casas ou por acordo directo com uma autarquia, por exemplo.”
Esta solução poderá ser semelhante à encontrada para o centro hípico de França, que também já foi concessionado a um privado.
Escrito por Brigantia