Houve recordes de produção de azeitona nalguns sítios do Nordeste Transmontano

PUB.

Sex, 26/02/2010 - 11:02


Três milhões, 504 mil quilos de azeitona, foi a produção que, este ano, deu entrada na Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros. Houve uma quebra no sector olivícola, devido às más condições climatéricas, mas a campanha correu melhor do que o esperado.  

Houve mesmo zonas do concelho de Macedo onde foram batidos recordes de produção.

Os quilos traduzem-se depois em litros de azeite, no final de toda a limpeza, pesagem e transformação. 653 mil litros foi o resultado final da campanha deste ano, no concelho de Macedo.

“As condições climatéricas não foram as melhores e depois havia uma parte do concelho em que já não havia azeitona. Mesmo assim é uma campanha média. Acabou por se cifrar nos 3 milhões, 504 mil quilos de azeitona”.

Luís Manuel Rodrigues, presidente da Cooperativa Agrícola de Macedo confessa que esperava ainda uma campanha pior e ressalva que houve mesmo zonas de Macedo onde a produção aumentou significativamente.

 “Tivemos zonas que bateram recordes de produção”, sublinha, sobretudo em zonas altas.

Na campanha de 2009, o preço médio por litro de azeite pago ao agricultor rondou o euro e oitenta. O responsável salvaguarda que a intenção é sempre valorizar mais o produto e continuar a reter apenas uma taxa de dez por cento, mas os encargos com a transformação são cada vez maiores.

 “Conheço a realidade as cooperativas do país e o mínimo é dez por cento”.

No final da transformação, os agricultores podem sempre levantar todo o azeite proveniente da azeitona que entregaram, sem qualquer penalização. Por norma, a maioria levanta apenas 50%, deixando os outros 50 nas mãos da cooperativa, que os escoa da melhor forma. O mercado internacional é a aposta futura da Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros.

A azeitona representa 90% da laboração da cooperativa, o vinho ocupa a restante fatia de 10%. Produção média em quantidade, este ano, no concelho de Macedo de Cavaleiros em relação ao azeite. Foram entregues 3,5 milhões de quilos de azeitona, que resultou em 653 mil litros de azeite, todos eles incluídos na categoria de Azeite Virgem Extra.

Escrito por CIR