PUB.

Hipertensão dos transmontanos é causada pelo colesterol elevado

PUB.

Seg, 10/03/2008 - 08:56


245 pessoas foram avaliadas durante a campanha de avaliação de risco cardiovascular que se realizou este fim de semana em Bragança. A iniciativa partiu da Associação de Hipertensos de Portugal que está a percorrer 18 cidades do país para fazer estes rastreios.  

“Esta é a quarta avaliação e nesta houve muita gente mais nova a preocupar-se com a saúde cardiovascular” refere Teresa Rodrigues, consultora científica da associação. De um modo geral o balanço é positivo pois “há um bom controle da tensão arterial por parte das pessoas, mas descobrimos alguns novos hipertensos que foram enviados para os médicos assistentes”. No entanto foi detectado que “o colesterol é um bocadinho mais alto do que nas outras avaliações que fizemos” refere Teresa Rodrigues.

Algumas pessoas que passaram por este rastreio confirmam este diagnostico e consideram que as iniciativas deveriam repetir-se com maior frequência. “A tensão está um bocadinho alta e agora vou ter mais cuidado, vou andar a pé e reduzir ao sal” afirma Maria de Jesus Afonso. “Eu fiz uma caminhada e quis ver como estava a máquina mas disseram para ir ao médico porque tinha a tensão alta e para evitar os enchidos” refere Teobaldo Dias. Já Maria de Lurdes Conde lamentava ter “o colesterol muito alto e não posso comer à base de gorduras nem açúcar”. Outros consideram que estas iniciativas são muito úteis. “Devia haver mais vezes porque há muita gente que não tem possibilidade de o fazer e aqui é mais fácil” considera Lucinda Dias.

Loures e Sintra vão ser as próximas cidades a receber esta campanha de avaliação de risco cardiovascular.