PUB.

“HelpPhone” auxilia idosos em Mogadouro

PUB.

Sex, 22/02/2008 - 10:43


A autarquia de Mogadouro já tem implementado o sistema de vigilância “HelpPhone”. Está ainda numa fase experimental e tem como objectivo apoiar a terceira idade. Os aparelhos são distribuídos pelos idosos mais carenciados do concelho de forma a que estejam em contacto permanente com uma central telefónica, em casos de urgência.

É tão simples como carregar num botão. A “HelpPhone”, ou “ajuda por telefone” é um sistema de vigilância que chegou agora ao concelho de Mogadouro. Já está presente em mais de 30 países da Europa, América e Ásia, e tem como finalidade prestar serviços de teleassistência, perante eventuais situações de emergência, pânico, agravamentos de saúde, problemas domésticos ou ainda simplesmente solidão. “ O idoso que está isolado em sua casa, quando tiver uma dificuldade carrega no botão, entra em contacto com uma central, se está em condições de expor as suas dificuldades, essa central telefona para os bombeiros ou centro de saúde e alguém lá vai ver o que se passa, se ele não responde, é socorrido imediatamente”, explica o autarca.

Moraes Machado, autarca de Mogadouro, afirma que inicialmente o “HelpPhone” só vai servir os idosos mais carenciados, mas depois espera alargar o sistema a toda a terceira idade. Para o autarca é importante apoiar a população predominante do concelho. “Nós podemo-nos vangloriar de ter hoje a capacidade para se fazer ginástica nos diversos centros de idosos, é ainda de relevar o entretenimento através desses karaokes modernos”, salienta Moraes Machado.

Num concelho cada vez mais desertificado torna-se necessário criar medidas de apoios aos idosos. “HelpPhone”, um sistema de vigilância e apoio à terceira idade, implementado agora no concelho de Mogadouro.