Habitantes de Celas, Vinhais, com as culturas destruídas por causa do mau tempo

PUB.

Sex, 18/06/2021 - 09:42


A chuva forte e granizo provocaram danos nas culturas em Celas, no concelho de Vinhais. Há cerca de 100 pessoas afectadas

Segundo a presidente da junta de freguesia, Raquel Gonçalves, os estragos maiores foram nos castanheiros. "Na verdade, o maior prejuízo foi nos castanheiros, recentemente plantados. A chuva e a pedra danificaram as árvores e o terreno. Também a batata e o cereal, que os agricultores tinham em grande quantidade para vender, foram afectados,".

Para além dos estragos provocados nas plantações agrícolas, houve também inundações em armazéns e algumas máquinas ficaram danificadas. "Armázens agrícolas, fornos regionais, enfim, aí há alguns estragos com valores avultados. Foram danificadas arcas frigoríficas, electrodomésticos e alfaias agrícolas".

Tendo em conta os prejuízos, que ainda são incalculáveis, há quem já se tenha disponibilizado para ajudar. "Em 2018 tivemos em situação semelhante em Negreda. As pessoas de Celas disponibilizaram-se logo a fornecer as culturas para que as pessoas de Negreda pudessem replantar. Neste momento, estamos a receber chamadas de pessoas de Negreda, no sentido de poderem contribuir porque percebem a situação que estas pessoas estão a viver".

A situação já foi reportada à câmara municipal de Vinhais, que hoje vai deslocar-se à aldeia para calcular os prejuízos e depois encaminhar os processos para a direcção regional de Agricultura e Pescas do Norte.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais