Grupo de Teatro da terceira idade de Morais fez sucesso

PUB.

Qui, 17/06/2010 - 10:55


Fez sucesso a peça do grupo de Teatro de Morais, em Macedo de Cavaleiros, composto maioritariamente por actores da terceira idade. De tal forma que de Guimarães veio já um grupo de idosos da Ordem de S. Francisco juntar-se aos ensaios.

Esta semana, os utentes desta instituição da cidade berço estiveram a ensaiar e a conviver com os transmontanos de Morais para apresentarem uma peça conjunta na festa de final de ano de uma das escolas do concelho vimaranense.

De Guimarães a Macedo são três horas de viagem, de autocarro e já com paragens incluídas, mas nem isso demoveu os utentes do lar de idosos da Ordem de São Francisco, que vieram da cidade berço aprender com a sua própria geração como se faz teatro, e como se pode ter uma vida animada, mesmo apesar da idade.

Pia, Educadora Social na Ordem de São Francisco, refere que o grupo de Morais é um exemplo e quer incutir nos utentes o “bichinho do teatro”.

“Aqui em Morais estamos a incentivar os nossos utentes o gosto de teatro. Vimos neste grupo um exemplo e tentámos que os nossos utentes também viessem cá ganhar o gosto.”

O conhecimento do grupo de Morais e da peça “Velhotas Espertalhonas” chegou pela Internet.

 “Descobrimos porque utilizamos a internet para procurar e vimos a peça Velhotas espertalhonas, o que nos motivou bastante interesse.”

Os mais velhos não estavam muito convencidos quanto à sua capacidade para o teatro, mesmo tendo como exemplo os de Morais.

“Até gosto, porque nunca fiz teatro”, confessa uma das vimaranenses. “Gostei de vir aqui mas, com esta idade, ai meu Deus”, brinca outra.

Pelo menos reinou a boa disposição e a aventura foi diferente. Agora a prestação só poderá ser avaliada no dia da verdadeira subida ao palco, na festa da escola de Calvos, em Guimarães.

Escrito por CIR