Greve dos professores encerra escolas e jardins-de-infância de Bragança

PUB.

Qua, 03/12/2008 - 10:20


Os professores estão hoje em greve em protesto contra a implementação do estatuto da carreira docente nomeadamente a questão da avaliação de desempenho. No distrito de Bragança os sindicatos do sector esperam uma adesão a rondar os 90%. Os professores acusam o ministério de não querer dialogar e dizem que se a teimosia do ministério continuar, voltam a paralisar no dia 9 de Dezembro.

Segundo José Domingues, membro da Plataforma Sindical de Professores, os professores “recusam a divisão da profissão em professores titulares e não titulares, este modelo de avaliação e não confiamos na política educativa do Governo que tem estado contra os professores”.

 

Os professores querem que a atitude do governo mude.

 

A Plataforma Sindical de Professores está convencida que esta greve vai ter a maior adesão de sempre no distrito de Bragança.

José Domingues prevê que haja jardins-de-infância e escolas primárias a encerrar. “Pelo contacto que temos tido com os colegas nas escolas, é que vai ser a maior greve alguma vez registada nas escolas do distrito de Bragança”, calcula. O sindicalista avança mesmo com números de adesão perto dos 100%

 

A Brigantia já conseguiu apurar que na cidade de Bragança há pelo menos 2 jardins-de-infância encerrados, o da Estação e do bairro de Santiago. Também há 3 escolas primárias da cidade na mesma situção.

 

Para além da greve os professores vão concentrar-se à porta das escolas e depois marchar até ao centro das localidades afim de distribuir folhetos informativos à população.