GNR registou menos acidentes no distrito de Bragança nos primeiros 9 meses do ano

PUB.

Qua, 21/10/2009 - 10:49


Este ano tem havido menos acidentes no distrito de Bragança. Segundo números do comando distrital da GNR, até 30 de Setembro registaram-se menos 91 acidentes, ou seja, menos dez por cento do que os que se verificaram nos primeiros nove meses de 2008.  

No entanto, o capitão Vítor Salgueiro, da Unidade de Trânsito da GNR de Bragança, nota um aumento de sinistros com o início da época de chuva.

“Tem sido normal, pelo menos desde os dados disponíveis no ano passado, um aumento do número de acidentes. Felizmente, desde o início do ano temos vindo a diminuir o número de acidentes, como de vítimas. Esperamos continuar nesta tendência”, refere.

Segundo dados da GNR, em 2008 registaram-se mais 110 acidentes no mês de Novembro, mais 20 do que no mês anterior.

Só no IP4, as ocorrências aumentaram para mais do dobro.

De sete acidentes registados em Outubro de 2008 passou-se para 17 no mês de Novembro.

No entanto, este ano tem-se assistido a uma diminuição dos acidentes.

Até 30 de Setembro, houve menos cerca de 40 acidentes com vítimas – uma diminuição de cerca de 15 por cento -,  menos quatro mortes, menos 12 feridos graves e menos cerca de 20 por cento de feridos ligeiros.

Por isso, para manter esta tendência e prevenir os problemas causados pela chuva, a GNR de Bragança já reforçou o patrulhamento nas estradas do distrito.

“Já implementámos, desde a semana passada, o nosso policiamento adaptado ao Outono/Inverno. Isso prende-se com uma alteração de horários, com uma maior utilização do radar com fins preventivos. Ainda esta terça-feira, esteve em locais onde se registam muitos despistes pela não adequação da velocidade às condições do piso. Por exemplo, no IP4 há um troço muito solicitado, entre o nó do Romeu e o primeiro nó de Mirandela”, explica o mesmo responsável da GNR.

Para além disso, o capitão Vítor Salgueiro deixa alguns conselhos aos automobilistas.

“A correcta utilização de luzes, de forma a tornar o nosso veículo visível. A velocidade adequada às condições do piso e meteorológicas. É necessário que o condutor se sinta preparado para responder correctamente a imprevistos, como os fenómenos de aquaplaning. É também necessário verificar as escovas pára-brisas. Outro aspecto importante prende-se com o estado dos pneus. É preciso verificar o estado e o relevo dos pneus. E cuidados redobrados com os condutores que tenham avarias em plena via.”

 

Depois dos nevões registados no último Inverno, há outras precauções a ter em conta.

“Havendo neve, devem-se abster de efectuar as viagens de automóvel. Havendo necessidade imperiosa de viajar, devem estar munidos de correntes de nove adequadas aos pneus. Alguma alimentação básica de forma a poder aguentar períodos de paragem em plena via bem como alguns agasalhos.”

Cuidados redobrados é o que pede a GNR aos automobilistas com o tempo chuvoso.

Escrito por Brigantia