GNR de Carrazeda prendeu dois homens em flagrante quando roubavam carris da linha do Tua

PUB.

Ter, 03/05/2011 - 17:26


A GNR de Carrazeda de Ansiães deteve durante a noite de domingo e madrugada de segunda-feira dois indivíduos que furtavam carris da linha ferroviária do Tua, junto ao apeadeiro de Santa Luzia, no concelho de Carrazeda.  

Ao todo já tinham danificado cerca de 100 metros daquela via-férrea. O corte dos carris era feito com um maçarico, sendo que teriam como receptador um sucateiro que comprava cada quilo de ferro a 14 cêntimos, Eduardo Pinto:

 

O comandante interino do Destacamento da GNR de Mirandela, Micael Lopes, explica, que uma vez informada do que estava a suceder, cerca das 22.45 de domingo, a patrulha deslocou-se de imediato àquele apeadeiro e confirmou o furto:

 

“Foi encontrada uma carrinha ligeira, de mercadoria, que estava carregada com 17 carris de cinco metros cada. Foi identificado o condutor, de 32 anos, da zona de Alijó. Informou que eram roubados e quando se aperceberam da GNR se puseram em fuga.”

 Mas a fuga não durou mais do que cinco horas:

“Cerca das quatro da manhã verificou-se um ligeiro de passageiros com três ocupantes. Veio-se a apurar que um dos ocupantes era um dos que tinha estado envolvido nos furtos e que estava em situação ilegal no país. Será extraditado para o país de origem.”

 O país de origem é Cabo Verde. O homem tem 54 anos e residia no concelho de Vila Pouca de Aguiar.

O indivíduo de Alijó que conduzia a carrinha foi interrogado no posto da GNR de Carrazeda e posto em liberdade sob Termo de Identidade e Residência, enquanto o processo decorre.

 Refira-se ainda que para além dos 85 metros de carril, a carrinha continha mais de 200 parafusos de ferrovia.

Veículo e respectiva carga ficaram apreendidos no quartel da GNR de Carrazeda de Ansiães enquanto o processo segue os seus trâmites.

 

Entretanto, a Refer foi ontem àquele posto da Guarda apresentar queixa contra os dois detidos por furto daquele material.

Escrito por CIR