Ter, 18/11/2008 - 09:03
Foi o próprio que por sua livre vontade levantou a quantia na sua agência bancária, e posteriormente a entregou aos burlões.
A seguir, os indivíduos arranjaram maneira de distraírem o sexagenário para fugirem com o dinheiro.
No mesmo dia, em Vinhais e Macedo de Cavaleiros verificaram-se duas tentativas de burla, mas os malfeitores não conseguiram o objectivo.
Para evitar situações como a de Alfândega da Fé, entre muitas outras, a GNR de Carrazeda de Ansiães está a promover, este mês, sessões de esclarecimento sobre burlas em todas as freguesias do concelho.
O objectivo é alertar, sobretudo os idosos, para as formas de actuação dos burlões, para não serem facilmente apanhados no conto do vigário.
O comandante do posto da GNR de Carrazeda, Paulo Silva, frisa nestas sessões a maneira como os malfeitores se apresentam. “Apresentam-se como funcionários da EDP, PT ou da Segurança Social e depois têm uma história com a qual vão persuadir os idosos e o objectivo é sacar dinheiro” afirma o comandante. “Muitas vezes eles fazem um estudo prévio sobre as pessoas e pergunta na vizinhança algumas informações” acrescenta criando assim “um ambiente favorável para consumar a burla”.
No concelho de Carrazeda não se verificaram casos de burla nos últimos tempos, mas para evitar que aconteçam a GNR aconselha os idosos a tomarem alguns cuidados. “Não devem dar informações sobre a sua vida nem sobre os vizinhos” refere. Além disso, alerta para a presença de objectos de valor em casa. “Devem guardar o dinheiro no banco e levantar só o que precisam para o dia-a-dia e guardar os objectos de valor também o banco”.
Há ainda outros conselhos da GNR para os mais velhos. “Não assinem nada e neguem tudo o que lhe estão a oferecer” afirma Paulo Silva. Posteriormente, devem denunciar a situação às autoridades e de preferência seria importante que “recolhessem características da pessoa e dos veículos que utilizam”.
Nos tempos que correm nunca é demais desconfiar das intenções dos estranhos que batam à porta.
Daí que a GNR, neste caso a de Carrazeda de Ansiães, esteja a sensibilizar a população local para os cuidados que devem ter.