Geopark Terras de Cavaleiros está a ser reavaliado para continuar com chancela da UNESCO

PUB.

Qui, 23/06/2022 - 08:55


O processo é obrigatório de quatro em quatro anos para atestar se há condições para continuar com a chancela da UNESCO.   

No terreno estão dois avaliadores da UNESCO a verificar se o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos foi bem feito e se merece continuar com o selo da UNESCO.

“Este processo de avaliação do geoparques acontece de quatro em quatro anos, fazemos um projecto em que dizemos aquilo que foi feito nesse tempo até agora, enviamos, e depois a UNESCO destina-nos dois avaliadores que não sabemos quem são. Neste caso é um croata e um francês. Nós propomos um programa para estes quatro dias, que eles aceitaram, e como tal vamos andar em campo para verem o que fazemos com as escolas e com os grupos de turistas que nos visitam. No fundo, é mostrar nesses dias aquilo que o geoparque tem sido ao longo destes anos”, explicou a Coordenadora Executiva do geoparque, Antónia Morais.

Esta é a segunda vez que o Geopark Terras de Cavaleiros é reavaliado. Antónia Morais está confiante de que o parecer será positivo.

A partir desta semana o geoparque já está a funcionar na nova sede, que fica agora no renovado antigo edifício da Estação Ferroviária de Macedo.

No entender da coordenadora, o novo espaço vai trazer mais-valias.

“Traz vantagens porque temos um auditório, é mais fácil congregar os alunos, é mais ecléctica e mais nova. Neste momento estamos abertos das 9h às 17h, com já estávamos nas antigas instalações. Depois, pontualmente, e até porque vamos ter uma Bienal de Arte Contemporânea que vai decorrer parcialmente aqui, vamos ter algumas situações em que vamos abrir à noite e em alguns fins-de-semana, com animação”, referiu.

O processo de reavaliação do Geopark Terras de Cavaleiros começou ontem. 

O parecer só é conhecido em Setembro, altura em que o geoparque completa oito anos desde que recebeu a chancela UNESCO.

Escrito por Onda Livre (CIR)

Foto: Rádio Onda Livre