Geadas de Maio causam estragos na agricultura

PUB.

Qui, 13/05/2010 - 10:21


As geadas dos dias 2 a 5 de Maio queimaram castanheiros, cereais e árvores de fruto no distrito de Bragança. Os castanheiros foram as árvores mais atingidas.  

“As geadas foram muito fortes e por exemplo, grande parte da produção de castanha foi embora e faz parte de muitos orçamentos familiares” refere Hélder Martins um dos agricultores afectados e que ontem se reuniram com o Governador Civil do distrito de Bragança a pedir medidas de apoio pelas colheitas perdidas.

“Como ninguém tomou providências por parte das juntas de freguesia ou associações, um grupo de pessoas entendeu comunicar aquilo que se passou” refere, acrescentando que “pelas informações que tenho isto aconteceu em todo o concelho e até no distrito”.

 

Jorge Gomes prometeu reencaminhar a situação para a Direcção Regional de Agricultura do Norte, que deverá enviar um técnico ao terreno para avaliar os prejuízos das geadas.

“O importante é avaliar o que aconteceu e saber se os agricultores o poderiam ter evitado através de seguros, mas também há determinadas cultura que os seguros não cobrem” refere. Por isso, “é preciso fazer uma análise bem ponderada para que o assunto seja exposto ao ministro da agricultura com alguma credibilidade”.

 

Medidas que agradaram aos agricultores, como reconhece Manuel Fernandes, outro dos produtores afectados.

“Para já estamos satisfeitos pois ele diz que nos vai apoiar em tudo o que for preciso, mas temos de aguardar pela visita de um técnico da Direcção Regional de Agricultura e ver as medidas que se poderão tomar” afirma.

 

Para já, o Governador Civil de Bragança diz que só conhece esta situação mas admite que possa haver prejuízos um pouco por todo o distrito.

Escrito por Brigantia