Gabinete do Agricultor já abriu em Miranda do Douro

PUB.

Ter, 20/04/2010 - 10:56


Apoiar os agricultores em todo o tipo de informações, desde a candidatura a subsídios à utilização do gasóleo agrícola. É esse o objectivo do Gabinete do Agricultor, que ontem foi inaugurado em Miranda do Douro.

Artur Nunes, o presidente da câmara, diz que este gabinete era necessário porque há cada vez mais burocracia.

“Hoje, o agricultor tem imensas necessidades e a burocracia é cada vez maior. O próprio agricultor ainda não sabe utilizar o multibanco para o cartão de gasóleo. Ou seja, vamos ter de apoiá-lo com um conjunto de medidas. O nível ainda é bastante baixo e as exigências do ministério da Agricultura são cada vez maiores”, sublinha.

Este gabinete vai funcionar em conjunto com as associações de agricultores, que vão ser as responsáveis por informar quem ali se dirija para esclarecer dúvidas.

“Neste momento, o que estamos a tentar fazer são acordos com as associações, para que aquele espaço seja de apoio agrícola total”, explica o autarca.

Segundo Artur Nunes, está a ser negociada a possibilidade de os agricultores poderem fazer o seu parcelário no Gabinete agora inaugurado.

“No fundo, é dar-lhe as informações que precisa no preenchimento de papéis, no tipo de subsídios, no parcelário.” Para já, ali dão-se “apenas informações”, estando a ser negociada a possibilidade de ser feito o parcelário dos agricultores.

A Associação de agricultores do planalto mirandês é a primeira a instalar-se no espaço.

Escrito por Brigantia