PUB.

Futsal: Guarda-redes mirandelense convocado para o Campeonato do Mundo na Lituânia

PUB.

Qua, 28/07/2021 - 16:28


Foi sem surpresa que Edu Sousa viu o seu nome na lista dos 16 convocados de Jorge Braz, seleccionador nacional de futsal, para o Campeonato do Mundo de Futsal Lituânia 2021, que se realiza de 12 de Setembro a 3 de Outubro.

O guarda-redes natural de Mirandela, que joga em Espanha, no Viña Valdepeñas, confessa que o facto de ter sido presença assídua nos trabalhos da equipa das quinas no último ano fazia antever a chamada para a competição. “Por um lado não foi surpresa ver o Meu nome na convocatória pelo facto de ter integrado os trabalhos da selecção no último ano. Estava ansioso para ver a lista de convocados”, afirmou.

Este será o primeiro mundial de Edu Sousa. O mirandelense mostra-se ambicioso e quer ajudar Portugal a vencer a competição. “Representar o meu país na maior competição de futsal será um orgulho. Será o primeiro e espero que não seja o último. Quero ajudar o meu país a vencer o mundial”.

Portugal vai defrontar a Tailândia, as Ilhas Salomão e Marrocos na fase de grupos do Mundial. Edu não espera facilidades e alerta para a qualidade dos adversários. “Quem não tiver conhecimento de futsal olha para o grupo e diz que Portugal é claramente favorito. Mas, temos que olhar para a qualidade das outras equipas. A Tailândia é uma grande selecção que na Ásia está sempre nos lugares cimeiros. Quanto a Marrocos é o campeão em título de África e tem jogadores a actuarem em vários países europeus. As Ilhas de Salomão se calhar é a selecção, teoricamente, menos forte”.

O mirandelense Edu Sousa é um dos três guarda-redes convocados para o Campeonato do Mundo de Futsal Lituânia 2021, juntamente com Bebé e Vítor Hugo.

A selecção nacional parte para a Lituânia a 8 ou 9 de Setembro, iniciando a sua participação no mundial no dia 13 frente à Tailândia. No dia 16, Portugal joga com as Ilhas Salomão e a 19 enfrenta Marrocos.

Entretanto, o estágio de preparação da prova começa no dia 8 de Agosto, em Rio Maior, onde Portugal vai realizar jogos diante o Japão e Venezuela.

A partir do dia 22 de Agosto, a selecção nacional vai trabalhar em Viseu e joga com Angola, Uzbequistão, Costa Rica e Paraguai.

 

Jornalista: 
Susana Madureira