PUB.

Futebol: Técnico dos Estudantes Africanos focado no crescimento dos jovens jogadores

PUB.

Ter, 20/09/2022 - 12:05


José Alves, técnico dos Estudantes Africanos, aponta para vários candidatos ao título distrital.

Para o treinador, Mirandela “pela história que tem”, o Rebordelo “que tem uma equipa fantástica” e o Mirandês “que são profissionais” os mais sérios candidatos. “Não podemos ter medo de jogar com estas equipas, pois faz-nos crescer e tornam  o campeonato mais competitivo”, destacou o treinador.

Quanto aos Estudantes Africanos voltam a apresentar um plantel completamente renovado e bastante jovem. A maioria dos jogadores é a primeira vez que joga futebol federado e a equipa ainda não está completa.

Alves reconhece que tem pela frente um verdadeiro desafio, mas garante estar preparado para fazer evoluir os jovens jogadores. “Quando fui abordado foi uma das situações que coloquei em cima da mesa. É claro que queria tudo muito rápido, mas tive que perceber onde estou e nós sabemos que temos que ser pacientes e trabalhar bem. Temos que ajudar estes ‘meninos’ a crescer”.

José Alves lembra que depois de formados os jogadores dão o salto para outras equipas do distrital e até para emblemas nacionais, é caso do central Yuran, que jogou na AEAB em 2013/2014 e na época passada representou o Torreense na Liga 3. “Se repararem todos os anos a equipa é renovada e quase todas as equipas do distrito são alimentadas por jogadores que se iniciaram aqui nos Estudantes Africanos”.

Os Estudantes Africanos têm contribuído ainda para a promoção da cidade de Bragança. “Através do desporto a cidade de Bragança chega ao Brasil, a Angola, a Cabo Verde, aos países de origem dos jogadores. A informação circula muito rápido com as redes sociais. É um meio de promoção do IPB, da equipa e da cidade de Bragança”, destacou o treinador.

Os Estudantes Africanos defrontam o Mirandês na jornada inaugural da Divisão Honra Pavimir, um jogo que foi adiado para o dia 1 de Novembro.

O primeiro encontro oficial dos Estudantes será com o Rebordelo, para a Taça, no dia 2 de Outubro.

 

Jornalista: 
SM