Futebol: Estudantes Africanos homenagearam Óscar Monteiro

PUB.

Dom, 18/09/2022 - 19:13


O Grupo Desportivo Mirandês venceu, este sábado, a primeira edição da Taça Óscar Monteiro, após o triunfo por 0-6 frente aos Estudantes Africanos.

O jogo serviu para homenagear um dos fundadores e impulsionadores da equipa de futebol dos estudantes, que faleceu em Maio deste ano.

Nuno Rangel, técnico do Mirandês, relativiza o resultado e refere que prontamente o clube aceitou o convite para participar num momento tão importante.  “Infelizmente, não tive o prazer de lidar como Óscar mas sei o legado que ele deixou na equipa. Para nós foi um orgulho participar nesta homenagem. O resultado vale o que vale”.

O antigo fundador da equipa dos Estudantes Africanos deixou toda uma comunidade órfã, pois para José Alves, técnico dos estudantes, Óscar Monteiro foi o pai do projecto. “Ele foi pai disto tudo. É tudo muito recente e marca-nos a todos. Este jogo tinha uma carga emocional muito grande e muito forte. Foi uma homenagem muito bonita”.

À família, esposa, irmã e filha, juntou-se Orlando Rodrigues, presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), que lembrou a importância de Óscar Monteiro na formação da equipa de futebol. “É um dia de grandes emoções. O Óscar foi o grande dinamizador deste projecto”.

A equipa de futebol da Associação de Estudantes Africanos surgiu em 2012. Quem assistiu a todo o processo foi Sobrinho Teixeira. O ex-presidente do IPB e actual deputado na Assembleia da República lembrou Óscar Monteiro como uma pessoa prestável e sempre disponível “para o que fosse necessário”. “Na equipa fez um pouco de tudo, tal como no IPB e na recepção aos alunos. O Óscar era um homem de bem e fez muito bem a toda a gente, à nossa cidade, ao nosso país e a todos os estudantes do IPB”.

A “Taça Óscar Monteiro” é uma prova para manter. A garantia foi deixada por Iven Lima, director desportivo da equipa. “É um projecto que queremos manter e para organizarmos todos os anos. É um troféu para homenagear o nosso eterno líder e iniciar a época desportiva”.

Óscar Monteiro chegou a Bragança em 2004, vindo de Cabo-Verde, para estudar no IPB, foi um dos fundadores da equipa de futebol da Associação de Estudantes Africanos de Bragança, em 2012, foi jogador e exerceu também funções de presidente.

O técnico perdeu a vida aos 39 anos, no passado dia 8 de Maio, num acidente, em Bragança.

 

Jornalista: 
SM