PUB.

Futebol: Bragança já trabalha com a manutenção como principal objectivo

PUB.

Qui, 04/08/2022 - 20:45


Garantir a manutenção no Campeonato de Portugal é o principal objectivo do Grupo Desportivo de Bragança para esta nova temporada.

Os brigantinos estão de regresso aos nacionais e iniciaram esta quinta-feira os trabalhos de pré-época.

Para já são 11 os reforços com destaque para os regressos de David Carvalho, Ruben Gonçalves e Abbas.

No lote de caras novas está também Fábio Mesquita. O guarda-redes, que representou o S.C. Mirandela na época 2020/2021, mostra-se agradado com a recepção e acredita que é possível fazer uma boa temporada. “A recepção foi boa. Temos um bom plantel e temos tudo para fazer uma época tranquila. A cidade é airosa e recebe bem. Estou a gostar”.

Fábio Mesquita lança ainda o convite aos adeptos para comparecem no estádio e com a garantia de que os jogadores vão dar o máximo em todos os jogos. “Queremos fazer um campeonato tranquilo e puxar os brigantinos para o estádio. Queremos dignificar o clube e conseguir a manutenção”.  

Da temporada passada renovaram 10 jogadores. Capelo, o capitão, vai para a 14ª época, como sénior, a vestir a camisola do GDB.

O médio é a referência da equipa e tem a responsabilidade de integrar quem chega ao clube. “O Grupo Desportivo de Bragança sempre foi um clube que integra bem os jogadores que vêm de fora. Temos essa veia de saber acolher quem chega. Os jogadores que ficam de época para época conseguem fazer um bom balneário com os jogadores novos”.

O treinador é novo mas não um desconhecido dos adeptos, até porque pertence à prata da casa. Rafael Nascimento regressou ao G.D. Bragança com a mesma vontade de sempre, trabalhar. “As sensações são sempre aquelas que sinto quando estou de volta ao trabalho, borboletas no estômago e vontade de que as coisas corram bem. O que me move é esta paixão pelo treino e pelo jogo, por isso não podia estar mais feliz, ainda mais em casa. O sentimento é de responsabilidade e de felicidade”.

O plantel ainda não está fechado e não sido fácil a sua construção, muito pelas limitações financeiras do clube. Mas, Rafael Nascimento não vê nisso um problema pois já sabia com o que contava. “No momento em que acetei o meu regresso ao GDB já sabia o que tinha. Fomos à luta e estamos na luta com o que temos para fazer um campeonato estável”.

Rafael Nascimento está atento ao mercado tal como o presidente. Paulo Afonso sabe o que o técnico pretende, mas as contratações são sempre realizadas tendo em conta a realidade financeira do Bragança. “Vamos tentar trazer mais valias para o clube, mas não é fácil. Não podemos pagar muito, mas o que acertamos com os jogadores é para cumprir. Certo é que não vamos entrar em loucuras”.  

Sobre o campeonato, o presidente garante trabalho e empenho de todos para alcançar a manutenção. “O objectivo é ficar no nacional e vamos trabalhar para isso. Sabemos que não vai ser fácil pois descem seis equipas. Mas, nós tudo vamos fazer para garantir a manutenção”.

Para a temporada 2022/2023 o G.D. Bragança conta com um orçamento de cerca de 90 mil euros. O plantel ainda não está fechado, sendo que vão chegar reforços nos próximo dias.

No dia 13 deste mês o Bragança participa num torneio quadrangular em Verín, Espanha.

 

Jornalista: 
Susana Madureira