Fumeiro é alternativa a licenciados desempregados

PUB.

Qua, 17/02/2010 - 10:14


Numa altura de crise e taxa de desemprego elevada, do interior transmontano saem exemplos de sucesso. Olga Afonso é professora licenciada mas, devido às dificuldades que os profissionais da educação atravessam, encontrou na produção de fumeiro uma forma de conseguir retirar alguns dividendos.  

“Tenho o curso de professora primária e como estou desempregada dediquei-me ao fumeiro. Já dei aulas um ano mas agora dedico-me a isto”, diz, explicando que o negócio “é da mãe” e que já a acompanha “há uns dez anos”.

Na última feira do fumeiro de Vinhais eram vários os exemplos de jovens licenciados que encontram na produção de chouriças e alheiras um novo caminho e uma fonte de rendimentos. Um caminho que Américo Pereira, o presidente da Câmara de Vinhais, diz ser cada vez mais exigente.

“Temos pessoas com alguma idade mas também muita gente nova a começar. Temos ali duas senhoras licenciadas que estão agora a começar. Os mais velhos estão a deixar porque este mercado é cada vez mais exigente e há gente que já não tem capacidade para fazer isso.”

O fumeiro a abrir portas que o mercado de trabalho fecha aos jovens licenciados.

   Escrito por CIR