Ter, 22/07/2008 - 08:21
A ANCUSB (Associação Nacional de Criadores de Suínos da Raça Bísara) mostra-se satisfeita com esta distinção sobretudo do presunto uma vez que é o segundo produto deste género a obter esta protecção comunitária no país. “É obvio que para nós é muito importante, permite ter os produtos certificados, com uma protecção que reconhece o seu valor, especificidade, e tradicionalidade”, refere Carla Alves. “São produtos que merecem este reconhecimento da União Europeia, isto faz com que apareçam mais produtores”, considera Carla Alves acrescentando que “a nível do presunto é fundamental, em Portugal só temos mais um presunto come esta categoria que é o de Barrancos, é fundamental a nível nacional termos já dois presuntos de alta qualidade”.
Carla Alves, acrescenta que este reconhecimento pode ser um estímulo para a preservação do porco de raça bísara, incentivando mais produtores e aumentar a comercialização dos produtos. “As vendas podem aumentar”, garante Carla Alves. “Se calhar até à data não seria vantajoso para muitas unidades vender presunto bísaro como um presunto qualquer, dado que é um produto quem tem outras características e que tem que se valorizado”, esclarece Carla Alves referindo que “se calhar muitos industriais que podiam ter este produto não o punham à venda porque ainda não estava certificado, por isso isto pode dar um forte impulso na produção deste produtos”. “Isto a nível da preservação da raça também importante”, acrescenta.
A alheira e o presunto juntam-se assim a mais três produtos do fumeiro de Vinhais que já são DOP. “Neste momento já reunimos um leque de cinco produtos com protecção comunitária: o salpicão de Vinhais, a chouriça de carne, a carne de bísaro transmontano, e neste momento a alheira e o presunto bisaro de Vinhais”, salienta Carla Alves. “Temos ainda mais três a aguardar a mesma protecção: o butelo, a chouriça doce e o chouriço azedo”, adianta.
Com este reconhecimento da União Europeia, o fumeiro de Vinhais já têm cinco produtos com Denominação de Origem Protegida.