Fronteira de Moimenta (Vinhais) reabre durante algumas horas a partir da próxima terça-feira

PUB.

Sex, 26/02/2021 - 12:17


A fronteira de Moimenta, no concelho de Vinhais, vai voltar a estar aberta de manhã e à tarde a partir de terça-feira. 

O ministério da Administração Interna informou que decidiu acrescentar mais dois Pontos de Passagem Autorizada, além do de Vinhais, também o de Ponte da Barca, que vão funcionar nos dias úteis entre as 6 e as 9 horas da manhã e as 17 e as 20 horas.

O presidente da câmara de Vinhais, Luís Fernandes, congratula-se com a decisão do governo.

“A partir do dia 2 a fronteira na Moimenta da Raia vai estar aberta de manhã e ao final da tarde. É muito bom tendo em atenção que há vários trabalhadores transfronteiriços que tinham de se deslocar várias dezenas de quilómetros”, afirmou.

O autarca considera que é uma boa solução para as necessidades dos cerca de 20 trabalhadores transfronteiriços, que evitam assim fazer dezenas de quilómetros, já que tinham de se deslocar por Vila Verde da Raia ou Quintanilha.

Os autarcas de Vinhais e da vizinha Espanha tinham realizado um protesto simbólico na fronteira de Moimenta, na passada segunda-feira, para pedir a reabertura do ponto de passagem, uma reivindicação atendida.

A partir de terça-feira o distrito de Bragança vai ter uma fronteira aberta em permanência, em Quintanilha, Bragança, duas ao início da manhã e ao fim da tarde, a de Moimenta e a de Miranda do Douro, e um ponto de passagem autorizado às quartas e sábados em Rio de Onor. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro