Sex, 31/12/2010 - 09:13
A intervenção prevê ainda a ampliação do cemitério e a reabilitação da zona envolvente do castelo.
“Atendendo a que é um centro histórico com um interesse muito forte e que caracteriza a parte arquitectónica da vila” adianta o presidente da câmara. “Esse projecto contempla também a ampliação do cemitério que é importante fazer uma vez que está completamente esgotado de campas” explica José Santos, acrescentando que “com esta ampliação pretende-se reabilitar toda aquela zona envolvente do castelo num projecto que já foi aprovado pelo IGESPAR, candidatado e aprovado e que vamos pôr a concurso em breve”.
A reabilitação do centro histórico de Freixo vai custar dois milhões e oitocentos mil euros.
No orçamento do próximo ano está ainda contemplada a construção do Museu da Seda.
Um projecto que surge em articulação com o Museu do Douro e que representa um investimento de 900 mil euros.
“Será um investimento que pretende promover um produto único no país. Foi um dos pólos do Museu do Douro que foi aprovado e que nós já candidatámos e iremos pôr a concurso no ano que vem” refere.
José Santos destaca ainda outros investimentos para o concelho, sendo que alguns deles já estão em concurso público.
“A ligação da avenida Combatentes do Ultramar à avenida do Emigrante pois é importante que se faça aquando da reabilitação urbana. A candidatura está aprovada e já foi a concurso por isso era uma das obras para o próximo ano no valor de 350 mil euros” afirma o autarca. Depois há ainda “a primeira fase da variante a Freixo”.
Apesar do investimento, a autarquia procedeu a um corte nas despesas correntes e nas transferências para associações e comissões de festas.
Escrito por Brigantia