Freixo de Espada à Cinta quer processar Iberdrola

PUB.

Sex, 07/05/2010 - 10:14


A câmara de Freixo de Espada à Cinta pondera processar a Iberdrola por causa de trabalhos que vão decorrer na barragem de Saucelle.

A empresa eléctrica espanhola quer fazer a manutenção de duas comportas no próximo Verão o que vai obrigar ao cancelamento dos passeios de barco no Douro, devido à redução da cota do rio.

Mas para além disso, esta intervenção impediu também a candidatura da Praia Fluvial da Congida à Bandeira Azul.

“Vai fazer obras na barragem de Saucelle, a juzante da congida, o que vai implicar a redução do caudal do rio em 15 metros. Vamos ficar sem água junto à praia fluvial na congida. Vamos ter de retirar piscina flutuante e outras estruturas como o cais, que temos junto às margens do rio Douro, o que vai criar transtorno enorme para a época balnear. Já aconteceu o mesmo há dois anos e, em vez de resolverem tudo na mesma altura, andam aqui de ano para ano.”

O vice-presidente da câmara de Freixo de Espada à Cinta, Pedro Mora, lamenta a situação mas responsabiliza também o Governo Português.

“O convénio que foi assinado na altura deu para fazer a gestão da cota como bem entendessem. As pessoas que vivem junto ao rio não são tidas nem achadas. E vão mexer no caudal no pico da época balnear.”

A autarquia pondera mesmo pedir uma indemnização à Iberdrola porque esta intervenção vai obrigar a parar os barcos da Sociedade Congida La Barca.

 

“Como esta empresa tem a concessão dos passeios turísticos ao longo do Douro entre as barragens de Saucelle e Aldeia D’Ávila, e como não vamos operar entre Julho e Novembro, vamos ponderar um eventual pedido de indemnização, visto que vamos ter prejuízos graves, não só para a empresa Congida La Barca mas para o concelho de Freixo, porque a Congida é uma atracção de turistas.”

Estes trabalhos de manutenção da barragem de Saucelle realizam-se de 10 em 10 anos.

A câmara de Freixo espera que em 2011 possa voltar a candidatar a Praia Fluvial da Congida à Bandeira Azul.

Escrito por Brigantia