Freguesia recolhe fotografias para reconstruir memória da cidade

PUB.

Sex, 12/03/2010 - 09:23


Recuperar a memória da cidade de Bragança. A ideia partiu da junta de freguesia de Santa Maria, em Bragança, que está a recolher fotografias antigas da cidade para criar um arquivo digital.  

O presidente da junta lança, por isso, um apelo à população.

“É um projecto que assenta no convite às pessoas que têm fotografias antigas para que as apresentem à junta a fim de as digitalizar” explica. Depois disso, “vão ficar disponíveis no site na junta para o conhecimento das pessoas que vai proporcionar o avivar de memórias, de vivências e até sentimentos”.

 

Jorge Novo revela que já foi recolhida cerca de uma dezena de fotografias antigas, algumas delas cedidas pelo próprio presidente da câmara de Bragança, que retratam locais que sofreram já uma enorme transformação.

“A Domus Municipalis ainda em obras, a envolvente do castelo, a zona de São Sebastião e a Avenida Cidade de Zamora onde praticamente só existia o Seminário e duas ou três casas, da parte do Castelo ainda com os militares” afirma. São fotografias “de espaços emblemáticos que hoje se apresentam de forma muito diferente e assim podemos comparar com o estado actual”.

 

Esta primeira fase está a decorrer até ao mês de Agosto, altura das comemorações do dia da freguesia. “Vamos fazer uma produção multimédia com as fotografias fornecidas e disponibilizar às pessoas” refere Jorge Novo.

 

As fotografias podem ser entregues na sede da junta de freguesia, em frente ao museu Abade de Baçal, em Bragança.

O arquivo vai ficar disponível no próprio site da junta, em www.jf-santamaria.pt

 

 

Escrito por Brigantia