Sex, 30/07/2010 - 11:05
Situada a escassos quilómetros da cidade, a freguesia tem assistido a um crescimento populacional considerável nos últimos anos, com jovens casais a estabelecer residência naquela zona.
Mas por outro lado, também há uma franja de população envelhecida a precisar de cuidados.
Por isso, o presidente da junta considera que a construção a de um centro de dia e de um poli-desportivo seriam as necessidades mais urgentes.
“É uma freguesia que está em constante desenvolvimento, muito próxima da cidade e onde muitos casais têm adquirido casa, mas também não podemos esquecer que tem uma população bastante idosa” afirma Luís Martins, acrescentando que, por isso, “o centro de dia seria muito necessário para eles. Termos um espaço para os ajudar e até ao nível de alimentação porque há pessoas que vivem sozinhas e isoladas que de certeza não têm as melhores condições de vida e nós podíamos ter alguém a acompanhar essas pessoas”. Por outro lado, a freguesia queria também “um polidesportivo para as crianças pois temos muita gente jovem”.
Mas o presidente da câmara de Bragança aponta outras prioridades para a freguesia.
“As prioridades são o centro de convívio de Vila Nova e o saneamento de Lagomar para o qual vamos abrir concurso nas próximas semanas” adianta Jorge Nunes, admitindo que “algumas preocupações salientadas pelo presidente de junta podem ser equacionadas utilizando outros equipamentos ou infra-estruturas já existentes”.
Dada a crise nacional, o autarca salientou ainda que a concretização de muitos projectos só será possível através da obtenção de financiamento comunitário.
Escrito por Brigantia