FPF vai patrocinar Centro de Treino dos árbitros da AFB

PUB.

Dom, 15/12/2013 - 20:28


  O Centro de Treinos dos árbitros da A.F.Bragança vai ser patrocinado pela Federação Portuguesa de Futebol, a garantia foi deixada por Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, na visita a Bragança na sexta-feira.

“Temos vindo a colaborar com os nossos colegas das associações na formação de formadores. Vamos criar um programa que vise ter os centros de treinos patrocinados pela Federação. A A.F.Bragança ainda não tem esse patrocínio e queremos que no início da próxima época isso aconteça”.
A novidade deixa Humberto Anes, presidente do Conselho de Arbitragem da AFB, agradado. “Temos que nos sentir satisfeitos com essa promessa pois acredito que o presidente Vítor Pereira vai cumprir. Todas as ajudas são bem-vindas”.
A visita de Vítor Pereira inseriu-se no Programa Nacional de Recrutamento e Retenção de árbitros, duas problemáticas identificadas na maioria das associações de futebol do país.
Depois do diagnóstico a Federação Portuguesa de Futebol vai criar um conjunto de medidas para recrutamento e evitar que os árbitros abandonem precocemente a arbitragem. “O objectivo é conseguir recrutar todos os jovens que gostem de futebol, que queiram experimentar a arbitragem, e para isso há nichos de recrutamento que vamos observar. Um deles é o desporto escolar, os escalões jovens, o boca a boca tipo traz o amigo ou o familiar e nos clubes”.
A Associação de Futebol de Bragança é das poucas do país que tem árbitros suficientes para arbitrar todos os jogos, desde as camadas jovens aos seniores. Este é um dos pressupostos da FIFA ter um trio de arbitragem credenciado para os jogos.
Humberto Anes realça a aposta do Conselho de Arbitragem da AFB nos últimos anos na formação de árbitros. “Temos apostado bastante na formação e a prova disso é que não nos faltam árbitros. Está a decorrer um curso que conta com 21 futuros árbitros. Estamos satisfeitos com o facto”.
Com quatro árbitros de futebol nos quadros nacionais o objectivo da AFB é colocar um árbitro na Liga Profissional.
Vítor Pereira diz que depende do trabalho de cada árbitro. “Depende dos árbitros. Acreditamos que os 60 árbitros que são indicados pelas associações para estágio curricular e o facto de estarem em igualdade de circunstâncias com outros indica que os melhores vão chegar à Liga Profissional.  Vai depender da forma como a formação de base será feita”.
Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, visitou a AFB, na sexta-feira, onde deixou a promessa de apoio da Federação ao Centro de Treinos dos árbitros a partir da próxima temporada.

Escrito por Brigantia