Qui, 12/02/2009 - 19:15
Segundo o Major Morgado Braz, durante os próximos dias serão validados os níveis de treino e aperfeiçoamento operacional alcançados pelo primeiro batalhão, constituído por 490 militares. “O exercício vai ser disperso pelas 37 freguesias do município, especialmente em Mirandela e Torre Dona Chama”, explica. De acordo com o militar “vão ser criados cenários o mais próximos da realidade do Kosovo e promover o contacto com a populaça”.
Apesar de existirem algumas semelhanças geográficas entre Mirandela e o teatro de operações no Kosovo, o facto determinante para que Mirandela receba cerca de meio milhar de operacionais, que ficarão estacionados no Recinto da Reginorde e no Pavilhão do INATEL, prende-se com a disponibilidade manifestada pela autarquia. “Houve o interesse do município em receber-nos, mas admitimos também que existem algumas coincidências em termos da área geográfica com Mirandela”, adianta o Major Moragado Braz.
Morgado Braz decifra o nome de código “Pristina 091”. “Todas as forças orientadas para o Kosovo têm esse nome, por ser o nome da capital, e o número 091 tem que ver com o facto de ser o 1º exercício de 2009”, explica.
Durante o referido exercício irão decorrer algumas actividades, em colaboração com a Câmara Municipal de Mirandela.
Uma Exposição Temporária no Auditório Municipal, um concerto da Orquestra Ligeira do Exército e no dia 19, demonstração de capacidades do 1º Batalhão de Infantaria da Brigada de Intervenção, no terreno anexo às Piscinas Municipais, a partir das 11h30, também aberto ao público.
Escrito por CIR