Filme de Rui Goulart rodado em Bragança

PUB.

Sex, 14/03/2008 - 15:53


Há mais uma filmagem a decorrer na região trasmontana. Depois dos concelhos da Terra Quente Transmontana terem sido escolhidos para o cenário da próxima novela da TVI, agora é a vez da cidade de Bragança ser palco das filmagens do próximo filme de Rui Goulart.“1ª Vez 16 milímetros”, assim se chama a película.

Várias cenas já foram filmadas em Bragança e hoje a Clínica de Enfermagem Brigantina foi o local escolhido para ser cenário de mais uma representação. O filme conta as peripécias vividas por um grupo de jovens que queriam fazer um filme.

 

Uma aventura com algum romance pelo meio. O realizador Rui Goulart explica que a cena que foi filmada na Clínica de Enfermagem Brigantina, diz respeito a “uma personagem que é estudante de cinema, que reside aqui perto, tem uma indisposição e vem à Clínica de Enfermagem Brigantina”. Bragança foi escolhida para a produção de algumas filmagens, porque segundo o realizador tiveram o apoio da Câmara Municipal, acrescentado ainda que contribuiu para a escolha, o facto de Bragança ser “uma cidade fabulosa e um dos personagens do filme ser de Macedo de Cavaleiros e depois é um filme que se passa em Portugal, Espanha, Veneza e Paris, e algumas opções é saírem por Bragança”.

 

José Monteiro é actor secundário e vai representar um estudante de cinema. Já participou em diversos filmes como figurante, mas é a primeira vez que contracena como actor. Viveu 10 anos em Macedo de Cavaleiros e regressa agora mais uma vez a Trás-os-Montes para a gravação desta película. Uma iniciativa que considera ser positiva para a região. “É muito importante para a região e para o país, podem finalmente descobrir a riqueza que temos aqui… tem sido muito esquecida…e acho que as pessoas finalmente podem redescobrir Trás-os-Montes”, diz José Monteiro.

“Eu sempre que posso venho cá com alguma regularidade, espero nunca cortar os laços com a região”, conclui o actor.

  

Alfredo Fragateiro é outro dos personagens que entra no filme e que também se mostra satisfeito por Bragança ter sido o local escolhido para as filmagens. “Eu gosto muito de Trás-os-Montes, tenho uma paixão por Trás-os-Montes, acho que só os conjuntos de verdes que esta região tem era suficiente para eu me apaixonar”, garante o actor do filme “1ª Vez 16 milímetros”. Quanto à personagem que representa, Alfredo Fragateiro afirma que sua a figura “marca um bocado a dicotomia entre o glamour dos filmes e depois o medo que se pode passar”.

 

Paula Alves, da Clínica de Enfermagem Brigantina, não esconde o contentamento pela escolha do realizador ter recaído sobre aquele espaço. “Sinto-me muito orgulhosa e agradeço a toda a equipa do filme a iniciativa de escolher a clínica para as filmagens de uma parte do filme”, salienta Paula Alves. “É muito importante trazer pessoas novas à terra, valorizar a nossa terra, porque Portugal não é só Lisboa, nós os brigantinos também somos gente, e há bons profissionais em Bragança para darem apoio a estas iniciativas”, sublinha uma das responsáveis da clínica.  

 António Vitorino de Almeida, Marisa Paredes, Ana Afonso são outros dos actores que também participam no filme, mas que não estiveram em Bragança.

Segundo o realizador as próximas filmagens de “1ª vez, 16 milímetros”, a serem realizadas em Bragança, vão decorrer em breve na zona histórica da cidade.