Qui, 05/02/2009 - 08:25
O investimento ronda os sete milhões e setecentos mil euros e conta com um financiamento do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) de quase 50%.
Em Macedo de Cavaleiros, os rasgos para a colocação da fibra óptica já começaram, e embora causem algum incómodo a quem passa na rua, Beraldino Pinto, o autarca de Macedo, lembra que é por uma boa razão.
“Não se fazem omeletas sem partir os ovos” afirma o autarca. “Há sempre transtornos para a população e obras que podem correr melhor mas nós estamos a acompanhar a situação de perto” garante.
No futuro, tribunais, escolas, unidades de saúde e até os comuns cidadãos podem ter acesso a este canal de informação, mais rápido, cómodo e barato, estando assim na vanguarda da troca de informações de serviços.
“Vai trazer uma série de facilidades de uso e vantagens competitivas para as famílias e para as empresas” refere o edil para quem estes efeitos não vão ser notórios no imediato mas sim daqui a poucos anos “aquando da implementação de todo o sistema de comunicação”.
Beraldino Pinto salienta que “o essencial é o aumento da competitividade da região porque vai ter acesso a modelos de comunicação mais avançados e económicos”.
A banda larga comunitária implica a instalação de 750km de condutas, e 250km de fibra óptica.
Vai abranger cerca de 90 mil habitantes promovendo o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação.
Além disso vai reduzir os custos das comunicações, video-vigilância municipal, vigilância de espaços florestais e controlo de incêndios.
Escrito por CIR