Festival Tua Walking arrancou este fim-de-semana em Mirandela

PUB.

Seg, 25/03/2024 - 08:50


Arrancou no fim-de-semana o Tua Walking Festival

O Festival de Percursos Pedestres do Parque Natural Regional do Vale do Tua decorreu em Mirandela.

Face ao sucesso alcançado em 2023, o evento passou este ano de 150 para 250 o limite de participantes em cada caminhada.

Para o director do parque, Artur Cascarejo, este aumento foi reflectido de forma a não comprometer a qualidade e as questões ambientais. “Na primeira edição avançamos com um limite de 150 pessoas, porque como somos um Parque Natural não queremos que o uso excessivo dos percursos pedestres acabe por deteriorar os espaços. No entanto, dado o aumento de interessados tivemos de estudar, juntamente com a Portugal NTN, este aumento de mais pessoas 100 pessoas”, disse.

Além da componente desportiva das caminhadas o Tua Walking Festival pretende atrair pessoas também de fora do território e motivá-las a dormir, pelo menos, uma noite na região.

Segundo Domingos Lopes, da PORTUGALNTN, empresa responsável pela organização, o festival aposta nas componentes sociais, económicas e ambientais do território, sublinhando a contratação de recursos humanos qualificados da região para os trabalhos que são desempenhados. “É algo que acreditamos desde o primeiro momento e é isso que nos faz contratar pessoas locais e a seguir trocar tempo por competência”, referiu.

O Tua Walking Festival arrancou no sábado e vai acontecer durante mais quatro fins-de-semana, nos restantes concelhos que integram o Vale do Tua: Alijó, Carrazeda de Ansiães, Murça e Vila Flor.

Dias 13 e 14 de Abril, será a vez de Carrazeda de Ansiães receber o festival. Já em Vila Flor, decorre dias 25 e 26 de Maio. Em Alijó, decorre nos dias 13, 14 e 15 de Setembro. E o festival termina a 5 e 6 de Outubro, em Murça.

Escrito por Brigantia

Foto: Parque Natural Regional do Vale Tua 

Jornalista: 
Daniela Parente