Qua, 14/07/2010 - 10:16
O Lombada Festival de Música e Tradição realiza-se há doze anos na aldeia de Palácios, concelho de Bragança, com uma afirmação cultural promovendo a preservação da tradição no ciclo do pão.
“Daí que haja uma segada manual, uma malha manual, e temos variado a maneira como a fazemos. Para as pessoas da aldeia cansa um bocadinho estar sempre a fazer a mesma coisa e pedem coisas diferentes mas temos cada vez mais pessoas de fora a ver a parte agrícola e a parte da tradição”, explicou Raul Tomé, presidente da Associação Cultural e Recreativa e Ambiental de Palácios, que organiza o evento.
Para além da tradição agrícola, há ainda lugar para a música tradicional, com “dois grupos de música, com os Galandum Galundaina, e outro grupo da zona de Valhadolid, os Campo Áspero”. “Domingo, da parte da tarde, temos toques dos sinos da igreja, e o encontro de gaiteiros e tocadores, que não são propriamente grupos organizados, o que é uma pena e seria uma mais-valia para a região da Lombada”, sublinha o mesmo responsável.
A realização do festival tem contado todos os anos com o apoio da câmara municipal.
A vereadora da cultura, Fátima Fernandes, salienta a importância deste festival até em termos pedagógicos.
“É um festival que marca o nosso calendário cultural, por ser diferente no nosso concelho e ter um domínio muito pedagógico. É um festival de música tradicional e ensina algumas actividades agrícolas que, hoje em dia, quase não se fazem. E os jovens, se não forem ensinados, perdem parte da nossa cultura e da nossa tradição.”
O Lombada Festival de Música e Tradição está orçado em dez mil euros.
Escrito por Brigantia