Festival Geada promete aquecer Miranda do Douro

PUB.

Sex, 26/12/2008 - 09:13


“Bamos derretir l’ gelo” é este o lema do Geada 2008, o primeiro festival de cultura tradicional das terras de Miranda organizado pelos Pauliteiros da cidade e pela Associação Recreativa da Juventude Mirandesa.  

O principal objectivo deste evento é reavivar tradições de Inverno desta localidade do planalto mirandês, como a matança do porco, os enchidos, as danças à volta da fogueira do galo, também a língua mirandesa vai estar em destaque através de Workshops tal como os pauliteiros e a música tradicional que vai ecoar ao longo dos três dias do certame.

 

O presidente da ARJM refere que este festival nasceu da necessidade de preencher uma lacuna a nível cultural numa altura do ano em que está muita gente em Miranda. “Há algumas tradições mas fazia falta outra coisa para ocupar o tempo entre o Natal e o Ano Novo, por isso é que aparece o Geada” refere Ivo Mendes.

 

Este festival tem ainda a particularidade de no último dia os jovens mirandeses quererem prestar homenagem a José Leite Vasconcelos, o primeiro linguista a estudar a língua mirandesa.

 

Os participantes vão poder visitar as várias localidades do concelho onde passou este vulto da cultura nacional. “Dia 28 vai fazer-se um passeio pelas aldeias que foram faladas por José Leite Vasconcelos e que mais o marcaram na sua viagem por terras de Miranda como é o caso de Duas Igrejas, São Martinho, Póvoa e acabamos no Nazo” afirma Ivo Mendes.

 

Começa hoje o Geada 2008 o primeiro festival de cultura tradicional das terras de Miranda.

Ao longo de três dias os participantes tem acesso a diversas actividades relacionadas com a cultura, a tradição e a língua mirandesa.

Escrito por CIR