PUB.

Festival dos Sabores Mirandeses aconteceu entre sexta-feira e domingo em Miranda do Douro

PUB.

Seg, 19/02/2024 - 09:18


Fumeiro, bola doce, queijo, mel, licores e artesanato não faltaram no Festival dos Sabores Mirandeses, em Miranda do Douro

No total, foram 70 expositores do Planalto Mirandês que estiveram presentes no certame que decorreu entre sexta-feira e domingo.

Os produtores acreditam que é uma mais-valia participar.

“É tudo feito com burel, pela minha imaginação. As pessoas procuram bastante, carteiras, porta-lápis, as coisas pequenas vendem-se sempre, a grande é conforme o cliente. Há pessoas que gostam da Capa de Honras e compra”, disse Palmira Falcão, uma das únicas artesãs que faz Capa de Honras que marcou presença na feira.

“É sempre um momento para conhecer novos clientes, para dar a conhecer os nossos produtos. Temos bastantes clientes que vêm de Espanha”, disse a comerciante Inês Santos, produtora de mel, doçaria, queijo e licores.

O Festival dos Sabores Mirandeses vai já na vigésima quinta edição. A presidente da câmara municipal de Miranda do Douro, Helena Barril, realça a importância do certame para promover o que de melhor tem a região, sempre com a presença dos pauliteiros de Miranda.

A feira é visitada por pessoas da região, mas também de outras partes do país e da vizinha Espanha. Um evento que traz dinâmica à economia local. “Desde que tomámos posse, foi uma das decisões que tomámos, não termos nas feiras a restauração, porque queremos que as pessoas interajam e procurem os restaurantes aqui de Miranda, que são muito e são bons e é isso que está acontecer. Ao nível da hotelaria sabemos que há hotéis que estão quase ao nível de 100% de lotação e, portanto, é uma dinâmica boa que se cria aqui, ainda que se cinja a este fim-de-semana”, disse.

A Feira dos Sabores Mirandeses decorreu entre sexta-feira e domingo, em Miranda do Douro. Além da venda de produtos do Planalto Mirandês, não faltou animação com os pauliteiros, montarias ao javali e ainda concertos, na sexta-feira subiu a palco Ana Laíns, e no sábado Domingues.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais