Festas dos Rapazes animam região transmontana

PUB.

Qui, 24/12/2009 - 09:09


O Natal marca o início das Festas de Inverno na região. Já nesta sexta e sábado, algumas aldeias do concelho de Bragança animam-se com os caretos que saem à rua endiabrados para perseguir as raparigas.  

Em Varge, a tradição mantém-se viva e ninguém escapa à sátira social através das loas que os caretos dizem à saída da missa de Natal.

“Os acontecimentos do ano são evidenciados nesse dia através das loas” refere presidente da junta de freguesia da Aveleda, acrescentando que aqui “há certas situações que são encenadas no largo da aldeia e utilizam um carro de vacas com palha lá dentro”.

 

Na aldeia da Aveleda a tradição é semelhante, mas aqui os rapazes utilizam bexigas de porco para bater nas raparigas.

“Durante a época das matanças do porco, guardam-se as bexigas que depois são enchidas com ar através da ajuda de uma caneta para soprar lá para dentro” explica José Carlos Valente. “Depois de cheia é pendurada para secar e utiliza-se na tradição de Natal do caretos para bater nas raparigas solteiras que se portaram mal durante o ano” salienta.

 

Babe é outra aldeia que também organiza a Festas dos Rapazes, mas aqui os jovens não envergam os trajes de careto.

Aqui o alvo das diabruras não são as raparigas, mas sim os mordomos de S. Estêvão, a quem são atirados ovos, numa ronda que percorre a localidade. “Essa ronda é para recolher esmola pelos habitantes para o nosso padroeiro e chama-se Ronda dos Ovos porque os mordomos das festas são depois praxados com ovos e outras brincadeiras que a mocidade organiza” explica Pedro Fernandes, juiz das festas.

 

As Festas de Inverno na região transmontana arrancam agora e prolongam-se até ao Carnaval.

Escrito por Brigantia