PUB.

Festas de Mirandela não chegam à Zona Verde

PUB.

Ter, 17/06/2008 - 08:49


Já foi apresentado o cartaz de espectáculos das Festas de Nossa Senhora do Amparo, em Mirandela e que decorrem de 25 de Julho a 3 de Agosto. Ao contrário de anos anteriores, as Festa da Cidade não terão as já habituais barracas de bebidas na Zona Verde. Vão concentrar-se na Avenida do Santuário, junto ao rio com as tendas e diversões até ao parque de merendas e parque do Império onde vão decorrer alguns espectáculos musicais.  

A alteração mais significativa e mal recebida por grande parte dos mirandelenses, prende-se com a não autorização para estender a Festa até à Zona Verde. Uma decisão da autarquia que entristece a actual confraria. “É uma grande mágoa não podermos estender a festa, este ano, até ao Parque José Gama” afirma Alfredo Fernandes, membro da confraria de Nossa Senhora do Amparo. “Ninguém quer a festa à porta de casa mas não percebemos como é que este fim-de-semana houve nesse local uma concentração de acesso reservado e nós não podemos usufruir dele”, acrescenta.

 

O presidente da câmara de Mirandela explica as razões que o levaram a tomar esta decisão, alertando para o facto de, mesmo no parque de merendas o barulho só pode ir até à uma da manhã. “A zona verde começa a ter habitações por perto e há incómodos para quem lá mora durante várias noites” justifica José Silvano. Além disso o autarca salienta que as “autoridades policiais disseram-me que aquilo pode tornar-se num foco de insegurança”.

 

Alfredo Fernandes, membro da confraria de Nossa Senhora do Amparo refere que a grande noite da Festa de nossa senhora do amparo, dia 2 de Agosto, terá este ano mais 15 minutos de fogo de artificio, um espectáculo pirotécnico que conta sempre com milhares de espectadores. “Decidimos abdicar dos 15 minutos de fogo de sexta-feira e juntámo-los aos 25 minutos de sábado, por isso vamos ter uma hora continua de fogo”, explica o responsável.

 

As festividades arrancam dia 24 de Julho com a procissão das velas, às 21.30. Do cartaz fazem parte vários dj´s que actuarão no parque das merendas e artistas como Tayti, José Malhoa, The New Kids e uma noite de fados, Fernando Correia Marques, no Parque do Império.

 

No primeiro dia da Festa de Nossa Senhora do Amparo, dia 25 de Julho á noite, está agendada a abertura oficial do campeonato do mundo de jet ski. Haverá ainda provas de ciclismo, corridas de carros de rolamentos e uma perícia de minis.

Apesar de não constar do programa, a noite dos bombos deverá realizar-se como manda a tradição, na madrugada de sábado, dia 2 de Agosto.