Festas de Mirandela com aposta religiosa em 2010

PUB.

Ter, 29/06/2010 - 09:14


Já é conhecido o cartaz das Festas da Cidade e de Nossa Senhora do Amparo, em Mirandela. O famoso Fogo de Artificio e a Marcha Luminosa terão algumas alterações que farão a diferença.

Com um orçamento mais reduzido devido às restrições da crise que o país vive, a Festa arranca, como sempre, dia 25 de Julho.

Segundo os estatutos da confraria, as festas da cidade e Nossa Senhora do Amparo começam obrigatoriamente a 25 de Julho e terminam no primeiro domingo de Agosto.

Este ano, calha o evento ter somente uma semana, mas não é por isso que teremos menos festa. Segundo a confraria a parte religiosa terá um maior destaque este ano com a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima.

“As grandes novidades e a grande aposta à no pelouro religioso. Vamos trazer a imagem peregrina de N. Sra. De Fátima”, explica o juiz da confraria, Pedro Cunha.

 A Marcha luminosa e o Fogo de artifício, que se realizam dia 31 de Julho (Sábado) terão novidades.

“A orquestra vai tocar durante o fogo de artifício, ao vivo. Vamos ter teatro de rua. Prometi a maior e a melhor marcha de sempre e acho que se vai realizar.”

 Em ano de crise, também o orçamento terá uma redução.

O juiz da Confraria, Pedro Cunha, apesar de não revelar números, faz um apelo à população para ajudar monetariamente as Festas da Cidade e da padroeira de Mirandela.

 

“Se for por todos, custa menos. Se todos derem dois euros, cinco euros, por todos conseguimos. A festa é para eles e fazemos espectáculos gratuitos.”

 A autarquia irá apoiar a festa em 125 mil euros, como refere António Branco vice-presidente da Câmara de Mirandela.

“Aquilo que desafiámos o grupo é fazer as melhores de sempre mas tendo em conta a contenção de custos. Toda a gente ganha. O subsídio ronda os cinquenta por cento do orçamento total.”

 O programa tenta abranger um vasto leque de gostos e idades, desde os espectáculos de rua, desporto e religioso.

Os espectáculos no parque do império com destaque para Quim Barreiros, Joana, Rute Marlene, maratona de fados, entre outros.

 

Na Zona Verde, no palco alternativo os Mão Morta, the Legendery Tiger Man, Kumpania Algazarra, vários DJ’s e muito mais.

 De 25 de Julho a 1 de Agosto, Mirandela vai estar em Festa.

O destaque passa ainda pela tradicional noite dos bombos, sexta-feira dia 30 de Julho.

Escrito por CIR