Qui, 23/10/2008 - 09:08
Pedro Mora, vice-presidente de Freixo de Espada à Cinta, diz que “o projecto ainda não foi abandonado” e que vão continuar a tentar que o certame se realize com os municípios de Mogadouro, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa.
Mesmo assim este ano vão estar presentes nas Sopas e Merendas “restaurantes não só do concelho de Freixo, mas também de Figueira de Castelo Rodrigo, de Escalhão, Barca d’Alva e Moncorvo”, avança Pedro Mora.
Desta forma, a aposta da organização passou pelo aumento do número de restaurantes participantes, bem como do espaço reservado ao certame. “Aumentámos o número de restaurantes, mudámos a estratégia ao nível do local e da topologia de festa que usámos no ano passado”, refere o vice-presidente de Freixo.
O espaço reservado à festa vai ser numa tenda maior que vai estar acoplada ao Auditório Municipal. “Vamos ter também o cantinho dos produtos tradicionais, com azeite, vinho, enchidos, doçaria, pão e o mel que são produtos de grande qualidade que temos na nossa região”, acrescenta ainda.
Destaque ainda para a aposta feita ao nível do cartaz cultural com uma aposta na música tradicional portuguesa. Hoje vão estar em Freixo de Espada à Cinta os Adiafa, amanhã Helena Santos e no sábado o grupo Santa Cruz. Ao longo dos dias haverá ainda animação com bombos e gaiteiros.
Este ano o orçamento para este certame vai custar 28 mil euros.
Para além dos restaurantes envolvidos, este ano a Confraria dos Enófilos e Gastrónomos de Trás-os-Montes e Alto Douro, com a ajuda da escola de hotelaria de Mirandela, prepararam um menu especial das sopas e merendas que pode ser experimentado no restaurante Flor de Sal.
No ano passado 5 mil visitantes estiveram na festa das sopas e merendas.
Este ano a autarquia quer duplicar e atingir as 10 mil pessoas.