Feira Transfronteiriça quer atrair milhares de visitantes a Freixo de Espada à Cinta

PUB.

Qui, 18/02/2010 - 11:18


Um certame fundamental para o comércio local e que atrai milhares de visitantes e milhares de euros a Freixo de Espada à Cinta.  

Foi assim que Pedro Mora, vice-presidente da câmara municipal de Freixo, apresentou ontem a 13.ª Feira Transfronteiriça das Arribas do Douro e da 5.ª Feira dos Gostos e Saberes.

Este certame inclui-se no programa das Amendoeiras em Flor, da Associação de Municípios do Douro Superior, que arrancou no fim-de-semana, em Mogadouro.

“É fundamental. É o nosso principal cartaz”, sublinha Pedro Mora. “É durante aqueles três ou quatro fins-de-semana em que as amendoeiras estão em flor que temos milhares de visitantes que percorrem aqui este circuito, dinamizam a restauração, hotaleria, a compra de artesanato, de produtos da terra, que temos cada vez mais em quantidade e qualidade, como é o caso do azeite, dos enchidos, do vinho Montes Ermos”, explica. Pedro Mora sublinha que geralmente “depois de uma boa amendoeira em flor, na Páscoa nota-se um aumento de visitantes”.

Freixo de Espada à Cinta junta-se às festividades já no final do mês.

“A inauguração vai ser no dia 27. No dia 20 vamos ter o Passeio TT Terras de Freixo, em que temos sempre muitas pessoas. No ano passado foram 80 participantes, com mais de 200 pessoas e tenho a certeza que este ano também vai ser uma referência. No dia 27 abre a feira franca, onde vamos ter artesanato, venda de produtos regionais, tanto de Portugal como de Espanha”, explica. Para além disso, haverá “uma área de restaurantes, a Tenda dos petiscos e manjares, para além de uma série de diversão diurna e nocturna”.

Neste aspecto, destaque para os Táxi, que são cabeça-de-cartaz, tendo ainda a companhia dos Pica Tumilho.

Haverá ainda o festival ibérico de tunas académicas, com quatro portuguesas e três espanholas, para além de vários ranchos folclóricos.

A fechar o programa está uma jornada do Campeonato Nacional de Motocrosse, uma prova que será candidata a integrar o Campeonato Europeu.

Mas para Pedro Mora o mais importante é a cooperação com a vizinha Espanha.

“Aqui em Freixo o que se continua a destacar é a ligação com Espanha, com a realização desta 13.ª Feira Transfronteiriça, a mais antiga da região.”

A 13.ª Feira Transfronteiriça das Arribas do Douro Superior realiza-se de 27 de Fevereiro a 14 de Março.

O orçamento ronda os 60 mil euros.

Escrito por Brigantia