Feira do Folar começa hoje em Carrazeda de Ansiães

PUB.

Qui, 28/03/2024 - 08:55


O folar está em destaque, a partir de hoje e até sábado, em Carrazeda de Ansiães

A Feira do Folar e dos Produtos da Terra conta com 40 expositores, não só desta iguaria tradicional do concelho, mas também de outros produtos regionais. “13 expositores vendem folar, que é o rei desta feira, mas teremos também outros produtores presentes, com outro tipo de produtos, como enchido, azeite, vinho, mel, frutos secos. Temos também momentos musicais e teremos no sábado, integrado na feira, o Festival Douro Superior com Vida e Movimento, com a participação de grupos de Mogadouro, Miranda do Douro, Foz Côa e Carrazeda de Ansiães”, adiantou o presidente da câmara, João Gonçalves.

O folar é um produto tradicional transmontano da altura da Páscoa. É composto por massa e carnes. Com a feira, o objectivo é aumentar o número de vendas desta iguaria. “Os proditores existentes têm aumentado a produção nesta altura. É isso que se pretende também, além de estarmos a contribuir para que esta tradição do fabrico do folar, nesta altura, se mantenha, mas também a feira tem o propósito de dinamizar a economia local”, sublinhou.

A par da Feira do Folar decorre também o Festival do Cabrito, entre sexta-feira e domingo. Há 10 restaurantes do concelho aderentes. Além de dinamizar a restauração e a produção pecuária, o município dá a conhecer os vinhos de Carrazeda, atribuindo uma garrafa de um produtor local em refeições superiores a 30 euros.

Segundo o autarca, esta é também uma iniciativa que atrai pessoas ao concelho. “A maior parte dos restaurantes adere e tem sempre muita procura, não só da região, mas também pessoas que vêm do litoral”, disse.

A Feira do Folar e o Festival do Cabrito a dinamizar a economia de Carrazeda de Ansiães.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais