PUB.

Feira da Alheira começa amanhã e decorre até domingo em Mirandela

PUB.

Qua, 28/02/2024 - 09:01


Amanhã Mirandela acolhe a vigésima quarta edição da Feira da Alheira

O certame tem entrada gratuita e termina a 3 de Março.

Segundo a presidente da câmara, Júlia Rodrigues, a feira acontece nos mesmos moldes que no ano passado, mas há novidades. “Vamos incluir actos venatórios e, no fundo, vamos replicar o modelo do ano passado, portanto estender por toda a cidade, do Parque do Império até ao Mercado Municipal, a feira. Julgamos que foi um modelo que resultou e vamos replicar. Vamos ter cerca de 90 expositores, julgo que vai ser um evento que marca toda a região, esperando muitos milhares de visitantes”, sublinhou.

No concelho há 12 cozinhas regionais e sete indústrias dedicadas à produção do enchido, das quais cinco confeccionam alheiras com Indicação Geográfica Protegida.

A Feira da Alheira de Mirandela conta ainda com o Espaço Saborear, onde estarão quatro chefes, para dar a conhecer as melhores técnicas de trabalhar produtos locais, entre eles a alheira.

Estima-se que a fileira da alheira gera cerca de 30 milhões de euros anuais. “Julgamos que postos de empregos directos e indirectos e também a nível de produtividade é o produto, sem dúvida, que mais certifica no território nacional e aquele que tem mais projecção além-fronteiras, dentro daquilo que são os produtos de Indicação Geográfica Protegida”, vincou a autarca.

O orçamento ronda os 200 mil euros. A feira é organizada pela câmara e pela associação comercial.

A animação musical estará a cargo da cantora Rebeca, no dia 1 de Março, e, no dia seguinte, de Jorge Guerreiro. O encerramento do certame será feito pela Banda 1º de Maio de Mirandela, no dia 3. Mas, ao longo dos dias de feira, estão previstas várias arruadas musicais.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves