Fase crítica dos incêndios começa hoje com mais um helicóptero no terreno

PUB.

Qui, 01/07/2010 - 11:00


Começa hoje a fase mais crítica de combate aos incêndios, a fase Charlie, que se prolonga até 30 de Setembro. Segundo o Governador Civil de Bragança, no terreno vão estar já os dois helicópteros previstos.

O que está estacionado na Serra de Nogueira, em Bragança, já começou a operar em meados de Junho, e hoje deve entrar ao serviço um outro, com base na Serra de Bornes, em Macedo de Cavaleiros.

“Sim, está tudo previsto para que isso aconteça”, disse, reconhecendo, no entanto, “que não haja grande necessidade porque as ocorrências têm sido poucas e tem havido alguma chuva”.

Para além destes dois meios aéreos, estão mobilizados 455 homens, 114 viaturas. Há ainda 11 postos de vigia em todo o distrito de Bragança.

Meios que, segundo Jorge Gomes, serão suficientes para fazer face aos incêndios.

“Estamos tranquilos e confiantes que com o dispositivo humano e recursos materiais vamos ter um ano tranquilo”.

A fase Charlie é a mais crítica das quatro fases previstas na Directiva Operacional Nacional do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF).

Este ano, e até 15 de Junho, tinham-se registado 63 ocorrências no distrito de Bragança, que consumiram 130 hectares.

Números muito distantes das 385 ocorrências do ano passado que, no mesmo período, tinham já consumido quase três mil hectares de mato e floresta no distrito de Bragança.

Escrito por Brigantia