Ter, 30/12/2008 - 09:07
Vitor Nogueira, director do Teatro de Vila Real, salienta também a opção por colocar concertos à tarde, como forma de facilitar o turismo cultural. A medida é vista como “capaz de fazer circular públicos a nível interno da região, mas também de fora”, refere.
Sob o lema música séria para gente divertida, o cartaz do FAN engloba 24 concertos, 10 dos quais para um público infanto-juvenil. Para Vítor Nogueira estes são concertos “pedagógicos” e as crianças vão poder estar sentadas à volta do palco. “Desdramatizar o acesso à música erudita”, acrescenta, é um dos objectivos do FAN.
Para o público adulto, uma das apostas desta edição do FAN é uma ópera encenada a partir do romance “Amor de Perdição” de Camilo Castelo Branco. Estão directamente envolvidos no espectáculo 106 pessoas, entre solistas, músicos, bailarinos e coro.
Outro espectáculo tem como protagonista o maestro António Victorino d’Almeida num concerto comentado. “Do ponto de vista qualitativo há um investimento maior”, esclarece Vitor Nogueira.
O FAN, Festival de Ano Novo, começa no dia 1 de Janeiro, às 17 horas, com uma Gala Lírica, no Teatro de Vila Real. Repete em Bragança no dia 3 e em Chaves no dia 8.
Escrito por CIR