PUB.

Famílias de acolhimento na região vão receber formação para melhorarem cuidados

PUB.

Ter, 24/01/2023 - 09:28


As 34 famílias de acolhimento de idosos e adultos com deficiência que há em Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vinhais vão receber formação para melhor tratar quem acolhem

A “Academia Familiar” é um projecto de literacia entre a Fundação Caixa CA - Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Alto Douro e a Unidade Local de Saúde do Nordeste, que assinaram, ontem, um protocolo de colaboração.

As equipas, a tempo inteiro, são constituídas por um enfermeiro que, mais tarde, poderá ser acompanhado por outros elementos da área da saúde, segundo explicou Cândida Brás, presidente da fundação, que disse a entidade se associou ao projecto por “verificar que havia várias famílias que nem sempre tinham formação adequada na área da saúde”.

“Não é só alimentar, é saber tratar, é saber mobilizar, é saber apoiar afectivamente, são pessoas eu não estão na sua própria família e precisam de apoio e é preciso que a família de acolhimento tenha essas valências todas e que perceba todas as vertentes que vai ser tratada”, acrescentou.

Carlos Vaz, presidente do conselho de administração da ULS do Nordeste diz que há muitas famílias que querem tratar bem estas pessoas mas, muitas vezes, não têm a ideia certa de como o fazer.

“Uma coisa é querer tratá-los bem, outra é saber tratá-los bem. Como sabemos, um doente faz uma escara em 48 horas, basta que uma pessoa se distraia e às vezes leva meses a curar e, portanto, esse conhecimento de treino e formação é uma mais-valia enorme”, frisou.

Na assinatura do protocolo esteve ainda Orlando Vaqueiro, director do Centro Distrital de Segurança Social de Bragança, que destacou a importância das famílias de acolhimento na região mas que estas têm vindo a diminuir.

“As pessoas que eram famílias de acolhimento, que vão adquirindo uma determinada idade, deixam de o ser, talvez o montante que é pago às famílias de acolhimento deixa de ser tão aliciante e para ser família de acolhimento também tem que se ter sensibilidade. Estes são os três factores que terão contribuído para esta diminuição”, disse.

O projecto é para um ano, sendo que o financiamento da Fundação Caixa CA - Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Alto Douro é de 25 mil euros. O objectivo é tentar alargar a ideia para o distrito de Vila Real, onde a caixa abrange mais 4 concelhos.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves